Milton Ferreira Verderi
Fico emudecido, pasmo, idiotizado diante de pérolas que escutamos dia a dia. Pessoas que querem se dignificar através de filosofias chulas, e baratas, tentando se expressar de forma tosca e ridicula, simplesmente pra dizer que foi a uma padaria comprar um pão!
No teatro e na arte de interpretar, escuto que vários e maravilhosos seres de expressão estão datados. O que é estar datado?
Outro dia escutei de um amigo meu que segue novelas, diga-se de passagem grande conhecedor, ele me disse que havia conseguido cópias da novela Guerra dos Sexos.
Guerra dos Sexos foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo, de junho de 1983 a janeiro de 1984, contou com 185 capítulos de autoria de Silvio de Abreu , co-autoria de Carlos Lombardi e direção de Jorge Fernando.
Nesta telenovela temos cenas memoráveis e não esquecendo que pela primeira e única vez, tivemos Paulo Autran e Fernanda Montenegro atuando juntos na televisão brasileira!
Memorável!
Como podemos dizer que uma obra está datada?
Então devemos esquecer Fritz Lang, Ingmar Bergman, Lucchino Visconti, Federico Felini dentre tantos outros por serem datados?
Será que datada não está a falta de cultura e falta de estudo de autores e atores novos que negam a sua postura de supostos "estandartes culturais" somente para aparecer em revistinhas de celebridades e que lutam para ter um minuto de fama através de escândalos ou talvez de roupinhas bonitas que apareceram em alguma festa de alguma socialite? Sim, admito que isso tem que ser feito, pois infelizmente no mundo de hoje, lidar com cultura e arte não está fácil, temos que fazer de tudo para que pelo menos sejamos vistos um pouquinho ou reconhecidos.
Mas e os grandes do teatro, que somente aparecem por serem extremamente competentes no que fazem? Que por pior que seja o trabalho feito, ousaram e botaram a cara pra bater!?
Meu amigo, Bardari, certa vez estava comentando sobre a peça que estou atuando no momento- Melodrama, dirigida por Ricardo Matioli e texto de Filipe Miguez, meu amigo fez o certo comentario: " A direção do Ricardo fez meilagres com o texto, fez com que o texto se tornasse belo e interessante!".
Mas por que isso aconteceu? Não que queira jogar purpurinas em cima do diretor da peça, mas é a realidade teatral que estou vivendo, repito: por que isso aconteceu?
Uma simples resposta: ESTUDO!
Temos diretores que estudam e se atrevem a desestruturar o texto em mãos, para que tenha a sua propria linguagem.
Portanto, para não ficar enrolando muito nesta dissertação, como algo pode ser datado? Como um texto pode ser desatualizado? E como vemos em salas de cinema e teatro novas adaptações de Shakespeare, Sófocles etc?
Em meu ponto de vista datada está a falta de interesse cultural, onde é melhor se discutir a roupa de um artista do que a obra que ele ou ela está nos entregando!
What a Shame! (Procure em um dicionário o que isso quer dizer, grande momento para começar a se culturar!)