quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ONDE SE LÊ “ÉTICA” PODEMOS LER “METAÉTICA”

MUITAS VEZES NÃO SABEMOS COMO NOS EXPRESSAR PERANTE INDIGNAÇÕES E INJUSTIÇAS. AO VISITAR O BLOG BRINQUEDO NOTURNO DE MEU QUERIDO AMIGO RICARDO MATIOLI, ME DEPAREI COM ESSE TEXTO, ONDE ELE ELEGANTEMENTE E COM MAESTRIA EXPÕE SUA INDIGNAÇÃO, A QUAL EU COMPARTILHO!

ONDE SE LÊ “ÉTICA” PODEMOS LER “METAÉTICA”

por Ricardo Matioli

EM MINHA CIDADE DIA A DIA, RESPIRAMOS A FALTA DE ÉTICA EM EVENTOS E ASSOCIAÇÕES.

O PAÍS JÁ NOS OFERECE DE BANDEIJA A TOTAL FALTA DE ÉTICA, EM EXEMPLOS POR TODOS OS SEGMENTOS: POLÍTICOS, RELIGIOSOS E SOCIAIS E, ME PARECE QUE ESSES MESMO SEGUEM A RISCA ESSAS AÇÕES.

AINDA QUE HÁ DIAS ATRÁS, UMA ASSOCIAÇÃO DITAS DE ARTISTAS, REALIZA EVENTO DE CENAS CURTAS, ONDE EM SUA PREMIAÇÃO E COM VALORES INEXPRESSIVOS DE CACHÊS, DÁ-SE O PRÊMIO PRA UMA DAS DIRETORAS E CURADORAS DO EVENTO.

NUM DOS ARTIGOS DO REGULAMENTO QUE ELES CHAMAM DE EXPERIMENTAL E DE PESQUISAS PRA SEUS ASSOCIADOS, O PLANO SERIA IGUAL PRA TODAS AS CENAS DE ILUMINAÇÃO. ESTRANHAMENTE OU NA ESTRUTURA DE FICÇAÕ CEREBRAL, PREMIAM A MELHOR LUZ. AÍ PENSO ASSIM CHAMAM DE EXPERIMENTAL E NEM SEQUER DÃO LIBERDADE PRO CRIADOR SE MANIFESTAR. ENTÃO AS CENAS TERIAM QUE SE ADAPTAR A ILUMINAÇÃO IGUAL PRA TODOS, E NOVAMENTE PREMIAM OUTRO INTEGRANTE DA DIRETORIA.

NÃO ENTENDO A QUE SE DESTINAM ESSAS CABEÇAS DITAS PENSANTES? E OS ASSOCIADOS NÃO SE MANIFESTAM? ACHAM CORRETO, ESSA METAÉTICA SEM RESULTADO DESSES MESMOS? ANDO POR AÍ E MUITAS PESSOAS FALAM E INCLUSIVE PESSOAS DE DENTRO DESSA ASSOCIAÇÃO E NINGUEM NADA FAZ E NADA DIZ.

SABEMOS QUE 2009 TEVE ÍNDICES EXPRESSIVOS DE PESSOAS COM DEPRESSÃO E ÍNDICES ALARMANTES DE STRESS, E PARECE QUE ENTRE ESSES “PEQUENOS DONOS DO PODER” TA TUDO AZUL!

A HUMANIDADE CONTINUA DESACELERADA E DE BOCA FECHADA!

OUTRO FATO QUE NÃO TENHO MAIS FOCO, SÃO EM REUNIÕES DA CLASSE AQUI DE MINHA CIDADE QUE CHAMAMOS DE CÂMARAS SETORIAIS, ONDE CONSCIENTEMENTE DESISTI DE IR, PRA ALGUMA MUDANÇA EXPLÍCITA. PRA MIM AQUILO TUDO VIROU, ENCONTRO DE PARES ROMÂNTICOS E GENTE QUE BERRA SEM EXPRESSÃO. EM TODAS AS VEZES QUE TENTEI ME EXPRESSAR, NÃO FUI OUVIDO, POR QUE ENTRE ELES OS VOTOS SEMPRE SÃO VENCIDOS. ELES “ADORAM VOTAR”. NÃO ACREDITO NA FORMULA DE FICAR TRAZENDO OFICINEIROS, DE INTERPRETAÇÃO, DIREÇÃO, VOZ, CORPO EM SOMENTE 12 OU + HORAS, E MESMO ASSIM AS FAÇO.

NÃO SE APRENDE MUITA COISA, NÃO SE COMPREENDE A TOTALIDADE DA ARTE. FICAR COM AÇÕES SOLTAS NAÕ SE CHEGARÁ A NADA, NEM SEQUER COM QUEM TEM PEQUENA MATURIDADE, IMAGINA OS QUE ESTÃO ENGATINHANDO AINDA.

PENSO QUE PRECISAMOS URGENTEMENTE DE UMA LAVAGEM DE CONCEITOS E DE ÉTICA OU METAÉTICA, PARA FUTUROS

SERES POLITIZADOS, ONDE POSSAM CRIAR OU DEIXAR ALGO PRO FUTURO DE NOSSOS FILHOS ARTISTAS QUE AÍ SE APROXIMAM.

ATÉ TENTO QUERER ESCREVER E ME MANIFESTAR DE FORMA SIMPÁTICA E POSITIVA AQUI EM MEU BLOG, MAS A NATUREZA DE NOSSA ARTE EM MINHA CIDADE, SEQUER ME ABRE RESQUÍCIOS DE DEPOIMENTOS E FRASES UM POUCO MAIS SUBLIMES.

ESPERO QUE OS OLHOS SE ABRAM, AS BOCAS SE ARTICULEM E O CARÁTER DE TODOS NÓS, POSSA ENCOSTAR NOSSAS CABEÇAS EM NOSSOS TRAVESSEIROS E POSSAMOS DORMIR EM PAZ.

ENQUANTO O LOBO NÃO VEM, ANDO PELO BOSQUE EM BUSCA DE GENTE!! FAÇA O MESMO SE TIVER CORAGEM SENÃO IMAGETICAMENTE CONTINUE A OLHAR PRO SEU PRÓPRIO UMBIGO E TOME VINHO COM SEUS VERDADEIROS AMIGOS, E BRINDE O NADA E A FALTA DE ÉTICA CONTÍNUA.

E TENHO DITO!!MESMO ME CHAMANDO POR ÁI DE PSICOPATA!! A FILA ANDA E O RELÓGIO SE MOVE!!



SEGUE-SE TAMBEM A CARTA DE OUTRA GRANDE AMIGA ALINE ALENCAR AO SECRETARIO DE CULTURA DE NOSSA CIDADE ( SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP)


“Achar uma forma de acomodar todo o caos, essa é a tarefa do artista de hoje.”

OLHA AE MOÇADA, AE ABAIXO CARTA QUE ALINE MANDOU AO SECRETÁRIO DEODORO, DANDO SEU PARECER DIRETO SOBRE O MAPA CULTURAL E SUA MILITÂNCIA!

Olá Deodoro, tudo bom?

Gostaria de esclaracer e questionar algumas questões sobre o Mapa Cultural Paulista, pois como em outras ediçoes que conheço deste evento sempre existe dúvidas e uma certa desorganização por parte do Estado, além é claro de questões mais pertinentes como: A onde eles querem chegar com este evento? Mas, não este caso agora.
Vamos lá:
A Cia Forrobodó de Teatro teve o intuito de participar deste evento, pois acredita na troca de experiências e fundamentalmente do terceiro olho diante a nossa obra, pois seguimos um processo colaborativo e necessitamos disto enquanto processo, por isso esta oportunidade era cabível dentro das expectativas do grupo.
Nos inscrevemos com o espetáculo de rua “É Poesia Popular!”. Já na fase municipal, nos avisaram que não era necessário a apresentação pois éramos os únicos de rua e dentro da categoria como não havia disputa fomos direto para a regional. Ficamos felizes é claro e pensando que pelo menos na fase regional teríamos esta tão esperada conversa.
Assim, como participei da banca do municipio, escolhemos um de cada categoria, pois dentro de qualquer disputa inclusive de Festivais que são competitivos este processo de seleção é natural e o mais justo.
Fomos para Santa Fé do Sul, nos apresentamos às 10 horas no domingo passado, acabou o espetáculo estávamos dispostos para a tão esperada conversa com os “apreciadores”, bem, quer dizer, hã, hum….nada!!! não disseram nada, elogiaram e não sabiam o que dizer, fiquei decepcionada, pois contava com um corpo de jurados que entendessem de alguma coisa; estética, gênero, linguagem, sei lá! desmontamos nossas coisas e ficamos no vazio, pensando que o jeito mesmo é de continuar buscando!
Passando o dia inteiro lá, assistimos todas as peças inclusive a única que estva disputando a categoria com a gente que era de Tanabi, por isso que todo momento acreditei que estavamos lá nos apresentando pois havia uma disputa na categoria rua.
A noite entrou e depois de algumas horas, antes do veredito soube que escolheriam o melhor que eles achassem, e quanto quissessem…hã?
Bem, mas não foi isso que aconteceu, ficou o espetáculo da Cia Palhaços Noturnos de Rio Preto (Melodrama) em primeiro lugar, sendo uma escolha justíssima pois eu também escolheria como escolhi este espetáculo na fase municipal, porém na suplência ficamos nós?
“É Poesia Popular!” rua….num balaio só?
Peraí se eu soubesse que disputaríamos todos juntos, começaria questionando a nossa não apresentação na fase municipal!
E falo do infantil também, é obvio que dentro de uma classificação os espetáculos infantis e os de rua, quase nunca foram primeiro lugar. Pois sofrem um certo preconceito, inclusive pela classe teatral, muitos intelectuais alegam que é um gênero menor!
Por isso que existe divisão de categorias, para que avaliem estas linhas de pesquisa!
Acho que fomos tolos, pois me cansei, fui até lá, fiz o melhor de mim e até agora não entendi este resultado…
E o que mais me aborrece é que o Estado deveria reformular este mapa e não torna-lo como mais uma organização que o Estado promove e que na prática não acontece!
Gostaria de uma resposta da secretaria…Que é o único lugar fora do palco que o artista pode exprimir sua militância!

Atenciosamente

Aline Alencar

E LOGO NA SEQUÊNCIA VEMOS A RESPOSTA DO NOSSO SECRETÁRIO DEODORO!!!

Olá, Aline

Entendo sua indignação, e concordo. No entanto, tudo o que fizemos foi com base no regulamento preparado pela Abaçaí, que é a responsável pela realização do Mapa. Na etapa municipal, nos pediam que fossem selecionados três espetáculos, um de rua, um infantil e outro adulto. Não havia a determinação para escolher apenas um espetáculo, como ocorreu em edições anteriores. De tal forma que seguiram três espetáculos para a fase regional. No regulamento da fase regional são citados os três espetáculos nas três modalidades. No entanto, foi colocado no regulamento que seria selecionado apenas um espetáculo, com o que não concordo.

Já disse uma dezena de vezes para o pessoal da Abaçaí que o Mapa está cada vez mais desacreditado. Todo ano, sempre vem alguém dizendo que o Mapa está mudando. Este ano não foi diferente. Mas no final, você vê que a coisa não é bem assim.

Infelizmente, o município não tem qualquer ingerência na discussão de regulamentos ou qualquer coisa que seja. Simplesmente nos enfiam goela abaixo tudo, sem qualquer possibilidade de discussão ou de contestação. Vou encaminhar para o pessoal da Abaçaí seu protesto. É o máximo que posso fazer.

Abraços, Deodoro

FONTE: http://tadzio69.blog.terra.com.br


VISITEM O BLOG ACIMA! VALE A PENA MESMOOOOOOOOO!

Nenhum comentário: